domingo, 26 de dezembro de 2010

Feliz natal!

Ta aí uma música que sempre me fez chorar:

Boas Festas - Assis Valente

Anoiteceu, o sino gemeu
E a gente ficou feliz a rezar
Papai Noel, vê se você tem
A felicidade pra você me dar
Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
E assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel
Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem

Pra mim ela sempre falou, e continua falando, de desigualdade e desilusão.

É triste pensar que quando somos pequenos acreditamos no papai Noel, mas que um dia vamos descobrir que ele não existe. Mais triste ainda é pensar que o filho de uma família abastada vai se desiludir ao descobrir que o papai Noel não existe, mas o filho de uma família sem condições vai se desiludir muito antes. Vai se desiludir quando nem todos na casa ganharem presentes, vai se desludir quando não houver dinheiro para os enfeites da árvore ou pra própria árvore, vai se desiludir quando não houver nem uma ceia de natal.

O filho da família com condições vai se conformar quando lhe disserem que o importante é o espirito de natal e que não precisam de um velhinho de vermelho, que eles mesmos podem distribuir os presentes pra todo mundo.

Já o filho sem condições vai descobrir que não apenas não existe um senhor barbudo de infinita bondade com um saco de presentes, como muitas vezes os bons meninos não recebem recompensa nenhuma, que o presente do duende já tem dono e que nariz vermelho de rena alguma vai dar a ele as mesmas oportunidades do outro menino.

É dever de toda pessoa consciente não descansar até que as crianças, as próximas gerações, ouçam a música e ao invés de chorar, riam-se. “Mas ele tava certo” digam, “todo mundo é mesmo filho do papai Noel”. E quando perguntadas sobre a felicidade, respondam “é que nem ________, tem em todo lugar.”.

Bom Natal! Boas festas! E que suas crianças demorem muito a se desiludirem!

Nenhum comentário: